Personal tools
Você está aqui: Home Notícias Trilha Animal - Ciência e Vida nas Ondas do Rádio
Quer receber nossos boletins? Cadastre-se!
(Required)
(Required)
 

Esta página é alimentada pelo RSS do programa Trilha Animal, produzido por Mara Régia Di Perna - http://trilhaanimal.podomatic.com/


Trilha Animal - Ciência e Vida nas Ondas do Rádio

O programa Trilha Animal chega para falar da importância dos animais e de nossa relação com todas as formas de vida e com o meio ambiente. Uma iniciativa WSPA Brasil com produção e apresentação de Mara Régia Di Perna.


  • PROGRAMA 265 - FOI AO AR EM 25.02.2012

info content [audio/mpeg] 27.5 Mb
Nesta última edição, o programa se despede da audiência e dos amigos da proteção animal como a jornalista Ana Cristina, da ong petropolitana Anima Vida, RJ, Fowler Braga do Projeto Focinhos Gelados, SP e da educomunicadora Cristina Torres em Brasília. Em reprise, o programa também ouve o escritor e teólogo Leonardo Boff sobre a condição dos animais enquanto seres sencientes. Na trilha dos correios, Trilha Animal atende a carta da ouvinte Sandra Chiodi , de Rurópolis, PA , que está se lançando no mundo do leite e quer saber o que fazer para aumentar a produção do produto. Lidia Magalhães Silva, zootecnista e aluna de doutorado da UNESP, Universidade Estadual Paulista, fala sobre o comportamento das vacas leiteiras.

  • PROGRAMA 264 - FOI AO AR EM 18.02.2012

info content [audio/mpeg] 25.6 Mb
Ao som do samba da escola paulista Imperador do Ipiranga, Trilha Animal entra na avenida na certeza de que “A salvação do Planeta é o bicho”. O programa ouve o presidente do Conselho deliberativo da escola, Antonio Carlos Pedro, o carnavalesco Edilson Carlos Casal e André Machado, criador desse enredo que soube unir a alegria do Carnaval à tristeza da exploração dos animais. A Imperador do Ipiranga ousou dispensar as penas e plumas das fantasias da escola. Sem dúvidas, uma atitude ecológica digna do personagem Brasileco, criado pela escritora Malu Furno e adotado pelo projeto Janelas, de educação humanitária, da jornalista Cristina Torres, na Escola Classe da 206 Sul, em Brasília.

  • PROGRAMA 263 - FOI AO AR EM 11.02.2012

info content [audio/mpeg] 26.1 Mb
Ao som do samba do Brasileco, personagem do livro de Malu Furno, escritora gaúcha independente, Trilha Animal reforça o alerta do IBAMA contra o comércio de brincos, colares e cocares nas fantasias de Carnaval. Além disso, conversa com o analista ambiental Anderson do Vale sobre animais nativos e exóticos. Na trilha do veterinário, a dra Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA Brasil, critica os pet shops que em nome do lucro, aproveitam o Carnaval para faturar às custas do sofrimento dos animais de companhia. Em nome da criatividade , muitos desses estabelecimentos comerciais criaram as fantasias mais esdrúxulas para colocar gatos e, principalmente, cachorros na pele de outros bichos como zebras, joaninhas e até tubarões.

  • PROGRAMA 262 - FOI AO AR EM 04.02.2012

info content [audio/mpeg] 25.1 Mb
Nesta edição, o programa comemora seus 5 anos de vida em ritmo de samba e relembra uma entrevista memorável com o Dr. João Telhado, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre o comportamento dos cães. Fowler Braga, amigo e colaborador do programa festeja o 5º aniversário com um presente especial para a nossa audiência: o "calendário das celebridades" que tem Laurinha como estrela principal! Trilha Animal também comemora sua participação no Programa da Ouvidoria da EBC, Rádio em debate! Em ritmo de samba o programa, orgulhosamente, apresenta Brasileco, que, como os animais, não tem voz, mas em compensação, sabe traduzir em ações educativas o seu amor pela natureza. Brasileco é também o nome do projeto pedagógico da escritora independente Malu Furno.

  • PROGRAMA 261 - FOI AO AR EM 28.01.2012

info content [audio/mpeg] 26.5 Mb
Nesta edição a cobertura completa do que foi a manifestação “ Crueldade Nunca Mais” em Brasília, com a participação especial do repórter Corban Costa . Sob os ecos do protesto contra os maus-tratos que impõem horror e dor aos nossos melhores amigos , Trilha Animal ouviu vários protetores independentes e ONGs como a Bsb Animal , a SHB e ainda as amigas Eliane Zanetti e Helena Rubinato do Abrigo Augusto do Jardim Ingá , Luziânia , no entorno de Brasília, palco de uma das maiores atrocidades contra o cão Ébano. O programa ainda ouve o escritor e teólogo Leonardo Boff sobre a condição dos animais enquanto seres sencientes.

  • PROGRAMA 260 - FOI AO AR EM 21.01.2012

info content [audio/mpeg] 25.9 Mb
Nesta edição, um chamado à ação: vamos participar do manifesto contra os maus-tratos aos animais que vai acontecer em várias capitais brasileiras amanhã, dia 22/01, a partir das 10h. A dra. Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA Brasil, reforça o apelo com mais informações sobre o movimento “ Crueldade Nunca Mais”. Ao mesmo tempo, estarrecida, comenta, o caso do cachorro Ébano que morreu enforcado preso a uma árvore, depois de ter sido, barbaramente, torturado. Trilha Animal, registra também, com exclusividade, o relato de Helena Rubinato, testemunha ocular dessa triste história.

  • PROGRAMA 259 FOI AO AR EM 14.01.2012

info content [audio/mpeg] 26.1 Mb
No ritmo das chuvas que castigam o Sudeste de nosso país, Tobi, personagem da Campanha da WSPA de auxílio aos animais em casos de desastres, está de volta para nos auxiliar e lembrar os cuidados necessários. Maria Regina Ioris Pereira do GAPA Itaipava, relembra a tragédia da região serrana no Vale do Cuiabá. Trilha Animal relembra também o caso de Bebel, a cachorrinha que resistiu ao soterramento de 24 horas em Belo Horizonte, MG e reforça as dicas do folheto da WSPA para prevenção de desastres. Na Trilha dos Correios, Solange Jacaúna, ouvinte de Àgua Azul do Norte, Pará, compartilha a terapia que fez com que seu cãozinho perdesse o medo de cavalo. A propósito, a jornalista Ana Cristina da ong petropolitana Anima Vida, atualiza informações sobre a saúde de Herói, o cavalo que sobreviveu à tragédia da região serrana do RJ ano passado.

  • PROGRAMA 258 - FOI AO AR EM 07.01.2012

info content [audio/mpeg] 26.6 Mb
De olho nas chuvas de verão que, no momento, provocam grandes inundações no sudeste brasileiro, Trilha Animal relembra a tragédia que há um ano destruiu grande parte da região serrana do RJ. Destaque para Dona Elair, a mulher que foi resgatada pelos vizinhos na pequena cidade de São José do Vale do Rio Preto, amarrada por uma corda junto ao seu cãozinho de estimação que , infelizmente, não resistiu. O amigo Carlos Eduardo Pereira , coordenador de ações do Gapa Itaipava, atualiza informações e fala da omissão das autoridades no enfrentamento do problema. Na trilha da prevenção contra acidentes e desastres, o programa traz de volta o cãozinho Tobi, personagem de uma campanha criada pela gerência de campanhas da WSPA Brasil com o objetivo de sensibilizar a população a fazer um plano de emergência que, dentre outras coisas, coloque a salvo os animais. Na trilha do veterinário, a Dra. Vania Nunes relembra os cuidados que devemos ter depois das enchentes com a leptospirose, uma doença que é transmitida pela urina do rato. Na trilha da notícia, a repórter Alana Gandra, da Rádio Nacional do RJ, entrevista Flávia Ribeiro, gerente de comunicação da WSPA Brasil sobre a participação da entidade na Rio +20.

  • PROGRAMA 257 - FOI AO AR EM 31.12.2011

info content [audio/mpeg] 26.6 Mb
Com a ajuda da bicharada e das crianças,Trilha Animal se despede de 2011 ouvindo o escritor e teólogo que empresta seu nome a Escola Municipal Leonardo Boff, Petrópolis, região serrana do RJ. O programa relembra também a visita que fez à referida escola em outubro, na companhia de Ana Cristina, presidente da ong Anima Vida, que atua, voluntariamente, no desenvolvimento do projeto de educação humanitária e bem-estar animal da WSPA BRASIL, junto aos alunos da rede pública de ensino, em vários municípios brasileiros. Na trilha das últimas notícias do ano, a jornalista ambientalista Regina Macedo, comenta os destaques do Ola, o Observador da Legislação Animal. Na trilha da prevenção, Márcia Dias, alerta para os cuidados que devemos tomar com nossos animais, para enfrentar a agressão do barulho dos fogos de artifício nas comemorações de final de ano.

  • PROGRAMA 256 - FOI AO AR EM 24.12.2011

info content [audio/mpeg] 26.1 Mb
À luz das estrelas que anunciam a chegada do Natal, um apelo às pessoas de bom coração: vamos cobrar da Justiça punição exemplar para a enfermeira que matou seu yorkshire de forma cruel. O biólogo Roberto Cabral, comenta esse e outros casos recentes de maus-tratos aos animais. Na trilha da luta humanitária em defesa dos animais, Halem Guerra Nery, do Instituto Ambiental Ecosul, SC, atualiza informações sobre a Farra do Boi em seu estado. Na trilha da prevenção a dra Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA Brasil fala sobre a leishmaniose visceral.

  • PROGRAMA 255 - FOI AO AR EM 17.12.2011

info content [audio/mpeg] 25 Mb
Na trilha da Campanha Global de Mobilização “ Pegada Animal”, Flávia Ribeiro, gerente de comunicação da WSPA Brasil, fala da importância dessa iniciativa para inclusão do tema bem-estar animal, na agenda da Rio + 20. O amigo e colaborador Fowler Braga entrevista Susan Yamamoto e Juliana Bussab sobre o livro Gatos sortudos”Histórias emocionantes de bichanos resgatados. Na trilha das festas de fim de ano o aluno Gabriel Correia da Silva, da ESCOLA CLASSE 206 SUL , em Brasília, compartilha o presente de Natal que ganhou do Grupo de Contadores de Histórias Encantadas.

  • PROGRAMA 254 - FOI AO AR EM 10.12.2011

info content [audio/mpeg] 25.6 Mb
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Trilha Animal denuncia a crueldade que nos desumaniza: os maus-tratos aos animais. A Dra. Vanice Orlandi, advogada e presidenta da UIPA / União Internacional Protetora dos Animais, comenta o caso recente do cachorro que foi enterrado vivo pelo próprio dono, na cidade de Novo Horizonte, SP, e critica a legislação que precisa ser mais severa contra esse tipo de violência. Destaque para o projeto que prevê o crime de perigo. Na trilha dos rios da Amazônia, o programa entrevista a Dra. Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA, que acabou de chegar da viagem que fez à região do Baixo Amazonas, em mais uma ação comunitária do Projeto Arca Amazônica da WSPA BRASIL : o MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO.

  • PROGRAMA 253 - FOI AO AR EM 03.12.2011

info content [audio/mpeg] 25.6 Mb
Dezembro chegou, mas o impasse sobre a votação da reforma do Código Florestal Brasileiro no Congresso Nacional, continua! A ambientalista Adriana Ramos do ISA – Instituto Socioambiental, atualiza as informações sobre a votação do CFB na próxima 3a feira, dia 6/12, no plenário do Senado. A palavra de ordem, diante das forças politicas que participam desse jog, é mobilização. Com o objetivo de estimular sua audiência nesse sentido, Trilha Animal foi buscar o exemplo da criançada das escolas de Brasília que, na última 3a feira, marcou presença na Praça dos Três 3 Poderes. Sob a batuta da cantora Sandra Peres, as crianças entoaram uma canção que embalou a entrega de 1,5 milhão de assinaturas à Presidência da República para evitar que o novo Código Florestal amplie o desmatamento no País. A cantora e compositora Vanessa da Mata, fez questão de estar presente a esse ato público promovido pelo Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. Na Trilha do caso LOBO, Miriam Miranda , presidente da ong Vira Lata Vira Vida de Piracicaba, SP, fala da visita que acabou de fazer aos gabinetes do Congresso Nacional, em busca de apoio para a criação de uma lei que penalize com mais rigor os maus- tratos aos animais. Na trilha do veterinário, o programa fala também da experiência amazônica que, desde o ultimo dia 15 de novembro , a dra. Rosângela Ribeiro , gerente de programas veterinários da WSPA está vivendo na região do baixo amazonas . Trata-se de uma ação comunitária com mutirões de castração nas cidades que integram o projeto Arca Amazônica. A médica Vania Nunes, aproveita a oportunidade para falar do ciclo reprodutivo de cães e gatos e da importância do controle populacional humanitário.

  • PROGRAMA 252 - FOI AO AR EM 26.11.2011

info content [audio/mpeg] 26.6 Mb
Em clima de ressaca cívica, a ambientalista Adriana Ramos do ISA – Instituto Socioambiental, lamenta a aprovação das emendas feitas ao texto do relatório do senador Jorge Viana do PT do Acre, à reforma do Código Florestal Brasileiro. Na certeza de que o que é ruim, pode ficar ainda pior, Adriana fala também do requerimento de urgência que levará essa importante matéria ao plenário do Senado Federal na próxima 3a feira, dia 25/11. Coincidentemente, nessa mesma data Miriam Miranda, presidente da ong Vira Lata Vira Vida ,de Piracicaba,SP, virá ao Congresso Nacional e ao Ministério da Justiça, em Brasília, para a entregar o abaixo -assinado pela criação da Lei Lobo. A proposta é uma homenagem à memória do rottweiler que, no início desse mês, foi arrastado, preso ao carro de seu próprio dono. Em entrevista, Míriam Miranda compartilha sua decepção com o Ministério Público de sua cidade que, negou à advogada de sua ong atuar como assistente de acusação no caso, por considerar Lobo como uma “coisa”, desprovida de direitos e deveres. Na Trilha da educação humanitária, o programa lança, em primeira mão, mais uma Campanha do Projeto Janelas em parceria com a WSPA Brasil e a Escola Classe 206 Sul. A educadora e coordenadora do Projeto Cristina Torres, fala sobre essa importante experiência pedagógica. Na trilha do recado das crianças da EC 206 Sul, a professora Simone Lima, diretora da Proanima-BsB, atualiza informações sobre o Projeto Pangaré e parabeniza a criançada pela inciativa da campanha " Carroceiro legal, não maltrata animal."

  • PROGRAMA 251 - FOI AO AR EM 19.11.2011

info content [audio/mpeg] 26.1 Mb
Nesta edição, o luto da ong Vira Lata Vira Vida de Piracicaba, interior de São Paulo, que, ao longo dos últimos dias não poupou esforços para salvar a vida de Lobo, rottweiler que em 2 de novembro, foi arrastado, preso ao carro de seu próprio dono, e que, infelizmente, na madrugada de quarta-feira, dia 16, morreu por complicações em seu quadro clínico! Míriam Miranda, presidente da ong Vira Lata Vira Vida, responsável por Lobo durante o processo de sua recuperação, fala do triste desfecho dessa história! Em sintonia com o movimento virtual que quer uma nova lei – a Lei Lobo , para aumentar as penas por maus tratos contra animais, o Deputado Ricardo Tripoli , do PSDB-SP, fala das chances da “ Lei Lobo” ser aprovada no Congresso Nacional. Na véspera das comemorações em torno do Dia da Consciência Negra, Trilha Animal se manifesta contra o preconceito e a discriminação que, por incrível que pareça, também atinge algumas raças e espécies do mundo animal. A dra Vania Nunes, relembra o caso recente de um famoso padre da Igreja Católica, que em plena Semana dos Animais ,demonstrou preconceito contra os gatos chamando-os de traiçoeiros.

  • PROGRAMA 250 - FOI AO AR EM 12.11.2011

info content [audio/mpeg] 27.6 Mb
A volta de Lucy! Nesta edição, a incrível estória de uma cachorrinha que, depois de ficar sumida por quase 5 meses, reencontrou o caminho de casa! O amigo e colaborador do programa, Fowler Braga, do Projeto Focinhos Gelados,SP, acompanhou de perto o desespero dos donos de Lucy em busca de pistas sobre o paradeiro dela e comemora o final feliz dessa estória com uma super entrevista. Na trilha da vitória, Ingrid Eder, gerente de campanhas da WSPA Brasil, anuncia o resultado do Prêmio WSPA de Bem Estar Animal - 2011! Na trilha da mobilização,a médica veterinária Ana Nira, faz um apelo aos amigos da causa animal pela aprovação do PL 1376/2003,que trata do controle de natalidade, na Comissão de Seguridade Social e Família.

  • PROGRAMA 249 - FOI AO AR EM 05.11.2011

info content [audio/mpeg] 26 Mb
No dia da Cultura e da Ciência, a Dra. Carla Molento, do Laboratório de Bem estar animal( Labea), Professora de Comportamento e Bem-estar Animal do Setor de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná, nos dá algumas razões para que comemoremos a data junto com a bicharada. Em ritmo de festa, em meio a "cãoduiches" e biscoitos da Jamaica, a médica veterinária Vânia Nunes, comenta as receitas do livro Cão gourmet , lançado, recentemente, pela empresária paulista Myriam Abycair. A pedido do menino Samuel Freitas de Araújo, morador da zona rural do Pará, Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPABRASIL, fala sobre as doenças de pele mais frequentes nos bichanos. E mais, nesta edição, a jornalista Ana Cristina, da ong Anima Vida, atualiza informações sobre a morte cachorrinha Mel de Dona Ilair Pereira de Souza, a mulher coragem de São José do Vale do Rio Preto, RJ.

  • PROGRAMA 248 - FOI AO AR EM 29.10.2011

info content [audio/mpeg] 27.2 Mb
Nesta edição, o programa visita a mulher coragem que emocionou o Brasil em janeiro desse ano, durante as enchentes que se abateram sobre a região serrana do Rio de Janeiro. A imagem de Dona Ilair Pereira de Souza, ilhada com seu cachorro querido nos braços, ainda permanece gravada na retina de nossa lembrança. Nove meses depois da tragédia , Dona Ilair vive um outro drama: a cadelinha Mel que, nos últimos meses, confortou o coração de Dona Ilair, acabou de morrer. Ainda não se sabe se vítima de parvorisose ou de cinomose, já que há um surto dessa doença em São José do Vale do Rio Preto. Na trilha do veterinário, a Dra. Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA Brasil, analisa os prováveis diagnósticos. O programa também destaca o caso do cavalo Caramelo que foi roubado de uma ong,em Brasília, que se ocupa de equoterapia: o Grupo Apoiar. A médica veterinária e fisioterapeuta Isabella Abritta, que trabalha na instituição, fala sobre a via crucis que foi a busca de Caramelo pelas ruas da Capital e a alegria de reencontrá-lo, apesar dos maus tratos a que foi submetido. Trilha Animal festeja ainda o sucesso de mais um curso de capacitação para diretores de escolas municipais, promovido pela WSPA Brasil na região serrana do RJ e saúda os alunos do Professor Carlos Henrique, da Escola Municipal Leonardo Boff, que fica na Br 040 em Petrópolis.