Personal tools
Você está aqui: Home O que fazemos Programas Pelos Amigos!
Document Actions

Pelos Amigos!

Programa de Adoção de Animais Domésticos

 

Milhares de animais domésticos são abandonados no Distrito Federal a cada ano. São cães e gatos que foram adquiridos por impulso e dos quais os donos se "cansaram"; animais que não receberam socialização necessária e ficaram "inconvenientes"; são filhotes indesejados da cadelinha que cruzou com o vira-latas da rua; são filhotes que foram produzidos por ganância e sem critérios e que, ao não encontrar "mercado", foram lançados à própria sorte. São cães de guarda dos quais se esperava a infalibilidade e que foram descartados depois de não conseguirem evitar um assalto; são animais que fugiram de suas casas e não foram procurados. São aqueles que são deixados pelos caminhões de mudança ou abandonados nas clínicas veterinárias porque ficaram velhos, doentes, ou “custosos demais”.

Sabemos que sem educação, programas de controle populacional e cumprimento da legislação, esse quadro não mudará, por mais que encontremos casas para 10, 100 ou 500 animais por ano. Contudo, ao mesmo tempo em que trabalhamos por mudanças estruturais, procuramos lares responsáveis para alguns animais dos inúmeros que merecem uma segunda chance.

O programa Pelos Amigos!encaminha para adoção cães e gatos vacinados, vermifugados, esterilizados e saudáveis. Esse trabalho só é possível graças ao apoio de lojas de produtos animais, médicos veterinários, doações de associados e simpatizantes e daqueles que buscaram nossa ajuda. A partir dessa rede de colaboração, podemos ajudar um número (ainda bastante reduzido) de animais. Não temos abrigo e, portanto, não recolhemos cães e gatos. Trabalhamos, no entanto, com uma pequena rede de lares temporários - voluntários - onde é possível socializar os animais e melhor avaliar o temperamento dos mesmos.

Desde novembro de 2003, 350 animais (entre cães, gatos e cavalos) encontraram lares por meio de nosso programa.