Personal tools
Você está aqui: Home Ouça a Voz dos Animais Animais de Companhia Saúde Leishmaniose Prevenção
Document Actions

Prevenção

Saiba o que você pode fazer para prevenir a doença em cães e humanos.

O mosquito-palha gosta de matéria orgânica (lixo, folhagem úmida, restos de comida ou jardim) e de escuro. Limpe bem o arredor da sua casa e não deixe acumular restos de comida, folhagem, fezes de animais, etc. O mosquito, que salta como uma pulguinha e pousa de asas abertas, é mais ativo ao entardecer e à noite. Por isso, é importante usar telas e redes nos locais de dormir de pessoas e seus cães, trazê-los para dentro de casa ou canis telados à noite e usar e coleiras ou líquidos repelentes nos cães.

Os produtos disponíveis no mercado que protegem contra a picada do mosquito são:

  • Coleira Scalibor

  • Pulvex pour-on

  • Advantage Max 3

Há ainda a opção de se usar o produto mais barato, Cyperpour-on, principalmente para quem tem muitos cães, no pelo, e não na pele, de acordo com o protocolo sugerido pelo Professor Dr. André Fonseca. 1

A coleira, em particular, além de repelir o inseto, causa a morte daqueles que picam, portanto, é uma importante arma contra a doença.


Banhos com sabão diminuem a eficácia
dos produtos, porque eles dependem da oleosidade na pele do animal para funcionarem: diminua os banhos, substitua os banhos por escovadas e/ou use nenhum ou menos sabão. Tome cuidado especial entre banhos!

Cobre do Governo o recolhimento pronto do lixo, e o controle sanitário de lixões. Enquanto tivermos áreas com lixões e “liixnhos”a céu aberto, o mosquito estará sendo “convidado” a ficar entre nós!

 

Outra medida importante: vacine seus cães !

Saiba mais...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS:

2 Reithinger, R, Theodoro, U, Davies, C. (2001). Topical Insecticide Treatments to protect dogs from sand fly vectors of Leishmaniasis. Emerging Infectious Diseases, Vol 7, no 5, 872-876.