Personal tools
Você está aqui: Home Ouça a Voz dos Animais Animais no ensino e pesquisa
Document Actions

Notícias

Subir um nível
Justiça paulista abre precedente ao emitir parecer contra a vivissecção
 
450 mil animais foram mortos em 2008 por serem excedentes da “indústria de testes”
 
Hospital dos EUA abandona o uso de gatos em treinamentos médicos
Depois de insistentes protestos de ativistas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e simpatizantes da causa animal, o Heartland Regional Medical Center (HRMC), Illinois, Estados Unidos, decidiu abolir o uso de gatos vivos em cruéis exercícios de treinamento médico.
A Itália dá um exemplo
Para adequar-se à legislação que proíbe o uso de animais no ensino quando existirem métodos substitutivos, as instituições de ensino superior da Itália deram um salto à frente – para o século XXI.
Medicina da Ufrgs ensina sem usar animais
Passados dois anos desde que o sacrifício de animais foi abolido no curso, professores e alunos estão muito satisfeitos. Conflito ético foi o principal motivo para a troca por modelos artificiais nas aulas práticas.
A União Européia planeja acabar com a tortura médica dos grandes primatas
O Comissário Europeu do Meio Ambiente estuda a proibição das experiências médicas com as espécies mais próximas dos humanos, como são os grandes primatas. Em um despacho da agência Reuters, o comissário europeu Stavros Dimas, declarou “É absolutamente importante ficar longe das experiências com animais”.
Documentário 'Animais, seres sencientes' será exibido na TV Cultura
O filme, que conta com especialistas em senciência animal, é uma produção da WSPA.
Maringá: Sociedade Protetora critica uso de animais em pesquisas científicas
 
Movimento de proteção aos animais faz protesto contra Lei Arouca
Brasília - Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas e de proteção animal se reuniram hoje (18), em Brasília, para um ato de repúdio contra a aprovação da Lei Arouca, que regulamenta a prática conhecida cientificamente como vivissecção (experimentação em animais).
Senado aprova projeto que regulamenta uso de cobaias em experiências científicas
 
Engenheiro quer substituir cobaias vivas por chips
Uma nova patente registrada por Wei Li, engenheiro mecânico da Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos, quer colocar um fim nos gastos com testes de drogas em animais e humanos, substituindo-os por microchips. Segundo o site NewScientist, o cientista acredita que chips podem clonar a estrutura orgânica do corpo humano.
Livro: A superação do antropocentrismo e nossa relação com os animais
"Amigo animal" é o título de um livro e também de um projeto de extensão em educação ambiental, de autoria da professora da UFSC Paula Brugger.
CRMV e UFMT debatem uso de animais em experiências e pesquisas
O Sistema Conselho Federal e Regional de Medicina Veterinária (CFMV/CRMV) realiza em parceria com a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), através do Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEPA), a palestra “Ética na Experimentação Animal”. O evento ocorrerá no dia 10 de julho, às 14 horas, no auditório do CCBS III e tem como objetivo despertar na comunidade acadêmica, a importância dos princípios éticos nas pesquisas com animais e subsidiar o comitê, em suas ações.
Ibama tenta impedir palestra sobre o "Direito de Matar Animais"
Juiz garantiu realização do evento, que contou com protestos de ativistas protetores dos animais.
De Portugal: testes de medicamentos em animais têm os dias contados
Todos os anos são usados nos laboratórios europeus 12 milhões de animais. Para reduzir esses testes, uma equipe de investigadores portugueses está, neste momento, desenvolvendo um método que permite compreender o efeito dos fármacos no fígado através de ensaios 'in vitro'. A grande aposta é o recurso de cultura de células estaminais humanas
Podcast: luta para não sacrificar animais em aula
Estudante do curso de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faltando ainda dois anos para se formar, Róber Freitas Bachinski, 21 anos, vem empreendendo desde 2006 uma luta para concluir sua faculdade sem precisar utilizar animais em seus estudos. Recentemente, a Justiça, em decisão inédita no Brasil, reconheceu o direito de Róber à objeção de consciência, obrigando a UFRGS a providenciar métodos de ensino substitutivos.
Vinte e quatro anos de torturas financiadas
Na Universidade da Ciência e da Saúde em Oregon, Estados Unidos, um ser que é um monstro, Eliot Spindel, há 24 anos tortura pequenos macacos e suas mães em um experimento sem sentido, que só tem ajudado a indústria do fumo manter o vício que mata milhões de humanos.
Aluno de biologia é liberado de aulas com uso de animais
Para não participar das aulas, Bachinski entrou com a ação argumentando "objeção de consciência".
Mitos das Experiências em Animais
 
Pobres cobaias
Artigo - Sheila Moura