Personal tools
Você está aqui: Home Ouça a Voz dos Animais Animais silvestres
Document Actions

Notícias

Subir um nível
PM ambiental apreende mais oito pássaros silvestres em Ceilândia
 
Aves silvestres são encontradas feridas em cativeiro no DF
 
Porto Alegre e Ufrgs instalam pontes para preservar bugios
A obra ocorreu na estrada de Taquara, que secciona um importante corredor de fauna da região.
Falta de oxigênio e aquecimento global causam morte da fauna marinha
O nome pode lembrar o de um filme de terror, mas as Zonas Mortas são parte de um terror muito real: elas são porções gigantescas de vários oceanos que sofrem com a falta de oxigênio, causando problemas ambientais e a morte de várias espécies animais. Atualmente, a Terra tem mais de 400 Zonas Mortas, inclusive na costa brasileira, e a contagem dessas zonas dobra a cada década.
Polícia apreende pássaros silvestres no Paranoá
A Polícia Militar Ambiental (CPMA) localizou na manhã de hoje (09) mais de 100 pássaros silvestres da fauna brasileira. Os animais foram encontrados em uma casa no Paranoá, após denúncia anônima.
Motorista é flagrado com 600 pássaros em rodovia do DF
Um motorista foi flagrado na BR-060, no Distrito Federal, com 600 canários-da-terra. Os pássaros estavam em um carro que vinha de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, na Floresta Nacional. Todas elas estavam amontoadas em gaiolas. Ainda no caminho algumas não resistiram.
Papagaios e araras apreendidos em SP serão devolvidos à natureza no Pantanal
Mais de 40 aves nativas que foram apreendidas em São Paulo serão devolvidas à natureza no Pantanal mato-grossense. A iniciativa é do projeto da Associação Bichos da Mata, uma instituição privada que trabalha com a recuperação de aves da fauna nacional. Ao total, 49 aves serão soltas: 24 papagaios Aestiva, 23 araras-canindé e mais duas iraúnas machos. Os animais serão trazidos para Cuiabá no dia 4 e as aves serão devolvidas à natureza no dia 11 de outubro na rodovia Transpantaneira, em Poconé.
Ativismo.com - Energética manifestação sobre pesca esportiva
Nós, ativistas do movimento em prol da libertação animal protestamos contra a pesca esportiva do tucunaré realizada na Lagoa do Taquaral em Campinas (IV TUCUNACAMP). Em que medida pode haver prazer em fisgar peixes, maltratá-los, levá-los a exaustão, feri-los, exibi-los como se fosse um troféu, sem preocupações de causar infortúnios e posteriormente devolvê-los para a água para serem novamente pescados? O anzol, mesmo que sem farpas mutila a boca do peixe. Ao ser manipulado, o peixe corre o risco de ser contaminando (a entrada de bactérias e parasitas pode levar um peixe à morte). O peixe sente muita dor e fica numa situação angustiante quando fora da água.
Chimpanzés são capazes de apreciar música, indica estudo
Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses indica que os chimpanzés podem ter uma capacidade inata de apreciar música agradável --algo que se acreditava que fosse exclusivo dos humanos.
Brasil tem maior número de pássaros ameaçados, diz ONG
O Brasil é o país com maior número de espécies de pássaros ameaçadas de extinção em todo o mundo, segundo o mais recente relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira.
Estudo relaciona populações de animais à qualidade ambiental
A Mata Atlântica é habitat de muitas espécies de mamíferos, isso todo mundo sabe. O que não se sabia era como calcular a população de cada espécie em determinada área ou reserva de proteção. Mas este problema já foi resolvido. Um grupo de biólogos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou um método para quantificar a fauna deste importante ecossistema brasileiro. Trata-se do que é considerado o mais preciso censo de mamíferos da Mata Atlântica. O estudo foi publicado na revista Biological Conservation.
Ibama embarga obra de ampliação na L4 Sul
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou nesta segunda-feira (22/6) uma obra de ampliação da L4 Sul, na altura do anexo 4 da Câmara dos Deputados. Segundo Hugo Américo, chefe de fiscalização do Ibama, o órgão quer receber a cópia da licença ambiental e esclarecimentos sobre o impacto na fauna local.
500 bebês orangotangos são vendidos por ano no mercado negro indonésio
Segundo a agência de notícias Antara, a cada ano são vendidos no mercado negro indonésio ao menos 500 bebês orangotangos. A domesticação de animais silvestres está proibida na Indonésia, porém seu tráfico floresce, já que o comércio não é perseguido com rigor, denunciou a Ong Serviço de Conservação de Orangotango (OCSP).
Espécies em perigo - Parque Nacional de Tai - Costa do Marfim
O Parque Nacional de Tai, situado na costa oeste do Marfim, junto à fronteira com Libéria, tem a maior selva tropical úmida da África do Oeste (lado do Atlântico). Se divide em 4 setores: o de Guiroutou de 30.557 hectares, está localizado na parte sul do Parque, a 7 Km da localidade de Guiroutou. Este território de 25 quilômetros quadrados é um autêntico enclave turístico, onde levo a cabo minhas pesquisas, e possui uma riqueza de flora e fauna única no continente.
Ninho com filhote de gavião real é descoberto na Floresta Nacional de Carajás
BELÉM - Analistas ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) monitoram, na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, no Pará, um ninho descoberto no alto de uma castanheira na Flona, onde está um filhote de gavião real recém-nascido. O gavião real ou harpia é considerado o mais poderoso predador entre as aves de rapina do mundo. É uma espécie rara e encontra-se hoje praticamente restrito à Floresta Amazônica, em virtude da perda de habitat, caça e tráfico de animais.
Tragédia na Costa do Marfim - 90% dos chimpanzés em vida livre estão mortos
Um censo realizado na Costa do Marfim pelo Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva da Alemanha, revela que 90% dos chimpanzés ali existentes já foram mortos. A causa como sempre é a caça indiscriminada, a exploração das florestas por madeireiros e o fogo cruzado nas guerras travadas pelos humanos nos últimos anos.
Ibama multa TV Record
O Ibama multou a TV Record em R$ 50 mil e o biólogo Sérgio Rangel em R$ 1 mil por exibir animais silvestres de forma irregular no programa "Tudo É Possível", da apresentadora Eliana.
Animais voltam à natureza
Papagaios com asas cortadas, macacos cegos, quatis estressados, pássaros com patas decepadas. É impossível entrar no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e não se emocionar? É no local que são tratados os bichos vítimas da crueldade ou doentes. As histórias de maus-tratos são muitas e crescem a cada dia. Dados do órgão ambiental revelam que dos 2.832 animais cuidados pelos Cetas, em 2008, cerca de 800 foram apreendidos durante operações policiais de combate ao tráfico de animais e por meio de denúncias feitas pela população. O restante é entregue voluntariamente no órgão ou é recolhidos em áreas urbanas. Em 2007, 2.605 animais, dos quais 750 vítimas de violência, foram tratados nos Cetas. Os números são referentes ao DF.
Doença de boto revela poluição do mar em Paranaguá
Quando começou a monitorar a população de botos marinhos de Paranaguá, norte do Paraná, em 2006, o biólogo Marcos de Oliveira Santos ficou intrigado: as fotografias que fazia para identificar os animais vira e mexe revelavam extensas feridas na pele. Em uma década fotografando esses golfinhos tímidos no estuário de Cananeia, sul de São Paulo, a apenas 60 km dali, Santos nunca havia visto nada parecido. Matéria de Cláudio Ângelo, da Folha de S.Paulo, 25/02/2009.
Orangotango adapta sinais a interlocutor, sugere estudo
Os orangotangos modificam seus gestos intencionalmente a fim de se comunicar com mais clareza, sugere um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia.
Chimpanzé é morto a tiros nos Estados Unidos
O chimpanzé Travis morava com uma família em Stamford, no Estado de Connecticut, E.U.A., como um animal de estimação. Era muito civilizado, tomava banho sozinho, usava o vaso sanitário, roupas e fazia suas refeições à mesa, segundo relatou a proprietária, a raiz de uma fuga anterior em 2003 e divulgado pelas agências Globo e A. P.
Inteligência Animal: Cientistas constatam que alguns animais planejam o futuro
Nos últimos 20 anos, houve uma grande revolução na compreensão da inteligência dos animais
Ecoturismo põe primatas em risco
Gorilas contraem bactérias ao entrar em contato com humanos em áreas de conservação na África.
Declínio de chimpanzés na Costa do Marfim é alarmante
A população de chimpanzés do Oeste da África que vive na Costa do Marfim declinou 90% em 20 anos. Um censo realizado em 1990 que considerou o número de ninhos em uma região específica contou 12.000 chimpanzés. Usando a mesma metodologia na mesma área em 2007, o censo não chegou a 1.200.
Ministério do Meio Ambiente modifica lista de animais e plantas em extinção e irrita pesquisadores
 
Rebeldes ocupam centro dos gorilas da montanha no Congo
Em uma violenta ação o exército rebelde, da minoria Tutsi, que é comandada pelo general renegado congolês Laurent Nkunda, ocupou o centro operacional da Polícia Florestal do Parque Virunga, que cuida de 200 gorilas da montanha, os policiais florestais tiveram que se embrenhar na mata, para não serem capturados e mortos. Atualmente o Parque Nacional Virunga está em mãos de rebeldes, e o exército oficial congolês e os guardas florestais, recuaram para a cidade de Goma, que também está sitiada pelos rebeldes.
A União Européia planeja acabar com a tortura médica dos grandes primatas
O Comissário Europeu do Meio Ambiente estuda a proibição das experiências médicas com as espécies mais próximas dos humanos, como são os grandes primatas. Em um despacho da agência Reuters, o comissário europeu Stavros Dimas, declarou “É absolutamente importante ficar longe das experiências com animais”.
Documentário 'Animais, seres sencientes' será exibido na TV Cultura
O filme, que conta com especialistas em senciência animal, é uma produção da WSPA.
Violência contra um flamingo septuagenário
Um flamingo de idade avançada foi atacado no zoológico de Adelaide, na Austrália, no dia 29 de outubro. A ave, de aproximadamente 75 anos, sofreu agressões de quatro adolescentes, e ficou gravemente ferida, com sangramento na cabeça e em um dos olhos. Os agressores responderão judicialmente pelo crime. O animal chegou ao zoológico no ano de 1933, e na época já era um flamingo adulto.
eBay proíbe todas as vendas on-line envolvendo marfim
 
GAP - Cai o mito. Os bonobos são iguais ao chimpanzés
O auto-denominado primatólogo Frans de Waal, Diretor do Centro de Tortura de Yerkes, em Atlanta, que pertence a Universidade de Emory, escreveu vários livros e fez muitas palestras e programas de TV, e se fez famoso, com uma teoria inventada por ele. Visitando bonobos em zoológicos, chega a conclusão que “são chimpanzés da paz e amor”, os machos se deixam dominar pelas fêmeas, não caçam, não são agressivos, a homossexualidade é prática comum e por ai em diante.
A fantástica jornada de Mel
No dia 12 de julho de 2007 Mel nasceu. Sua mãe, Megan, tinha somente 8 anos de idade e ela própria ainda era quase um bebê. Tristemente, Megan não teve interesse em Mel e não queria nem tocá-la. Então o Santuário se converteu em mãe adotiva.
Filhotes de papagaio apreendidos aprendem a voar em MS
Maior parte das aves foi apreendida com traficantes. No fim do verão será possível fazer a soltura dos animais na natureza.
Biólogos se emocionam ao devolver pingüins ao mar
Durante três meses, animais receberam tratamento especial. Após passarem por reabilitação no litoral de SP, eles voltarão ao Pólo Sul.
Ibama apreende 1.711 aves em quatro dias em São Paulo
Os animais foram encontrados durante a Operação Sispass Legal, realizada em todo o País.
'Lista vermelha' de animais em extinção tem 29 primatas amazônicos
Organização divulgou relação de 1.139 mamíferos ameaçados no mundo. Pesquisador destaca a inclusão de 17 novos macacos da Amazônia.
GAP - Em memória de Jerom. "Como centenas de chimpanzés foram torturados inutilmente"
“Como acontecem nas experiências com animais vivos, Jerom sofreu muito durante o tempo em que sua doença foi inoculada em seu corpo, sem dar-lhe remédios, nem para mitigar a dor, a fim de não interferir no curso da mesma. Estive com Jerom os últimos 6 meses de vida. Fui sua tratadora e sua enfermeira, e observei seu declínio da mesma forma que vi declinar a vida de um amigo humano vitimado pela SIDA. Minha vida foi profundamente afetada pelo meu trabalho com Jerom e seus companheiros chimpanzés. Escrevo por Jerom porque eu fui sua testemunha. Escrevo por Jerom porque para mim chegou a ser um símbolo de algo maior que ficou em minha memória e gera uma profunda tristeza pelo filho, irmão, paciente que eu já perdi, e que me faz refletir e me impulsiona a não ficar calada, cada vez que escuto as últimas crueldades praticadas em nome da humanidade e da ciência.”
Primeiro santuário para gorilas da África do leste
Em um trabalho conjunto da PASA – Aliança de Santuários Pan-africanos, a Fundação Internacional para Gorilas Dian Fossey e o Fundo Disney para a Conservação Mundial, entre outras organizações, um Santuário para resgate de gorilas da montanha (Gorilla beringei beringei) e da planície do leste (Gorilla beringei graueri) será construído numa área preservada e mais estável da República Democrática do Congo (RDC).
Orangotangos quase extintos
 
Polícia apreende 225 filhotes de papagaio no interior de SP
Os filhotes têm menos de uma semana de vida. Um homem foi detido e disse à polícia que os animais vinham de MS.
Ibama prende 13 pessoas e apreende milhares de aves em Pernambuco
CARUARU, PERNAMBUCO - Treze pessoas foram presas e mais de mil aves foram apreendidas em Caruaru (PE) na maior operação contra o tráfico de animais silvestres realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde 2003. Iniciada na última quarta-feira, a operação, batizada de Vôo Livre, foi finalizada ontem pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e apreendeu 1.215 pássaros, 15 jabutis, um tatu e um veado catingueiro.
Habeas corpus para as chimpanzés
O ano de 2004 ainda corria quando o dono de um zoológico particular em Fortaleza (CE) se deparou com um inusitado problema: as duas chimpanzés que moravam ali estavam grávidas. Junto com o pai dos filhotes, a população chegaria a cinco indivíduos, número alto para as dimensões do terreno. Lincoln de Moraes, o proprietário, não viu outra alternativa a não ser doar os bebês para o pequeno empresário paulista Rubens Forte, à época dono de uma propriedade em Ubatuba (SP). Hoje, quatro anos e muitas disputas com o Ibama depois, Forte briga na Justiça pelo direito de continuar cuidando das jovens Debby e Megh. Seus advogados entraram com um pedido de Habeas Corpus para os animais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que passariam a ter direitos e deveres equivalentes aos de seres humanos.
Lobo-guará ferido é resgatado na DF-290
O lobo-guará está na lista das espécies ameaçadas de extinção. "O risco é que nós percamos uma espécie que participa da dispersão de sementes e frutos do cerrado e controla populações como os roedores, por exemplo. E qual o nosso direito de sobreviver à custa da eliminação de todo o resto das espécies?", alerta professor.
Por causa de desmatamento, Rio tem ‘invasão’ de animais selvagens
Capivara, preguiça, mico e gavião são vistos com freqüência. Prefeitura anuncia um centro de estudo de animais silvestres.
A guerra do Coltan
O Coltan é um mineral composto de Nióbio e Tantalio. Tem uso estratégico em computadores, indústria aeroespacial, armas inteligentes e implantes. O primeiro produtor mundial é Austrália, também existe no Brasil, Canadá e China, porém 80% das reservas mundiais se encontram na parte oriental da província de Kivu, na República Democrática do Congo (RDC), muito perto da fronteira com Ruanda, e da área dos gorilas da montanha.
Vazamento de óleo mata dois mil pingüins em Santa Catarina
 
Laudo comprova maus-tratos a chimpanzés do Le Cirque
Jeber e Tyson, chimpanzés do Le Cirque confiscados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em uma operação em Brasília, tiveram os dentes e testículos arrancados, possuem marcas de correntes no pescoço, lesões na pele por altomutilação e apresentam sinais de estresse crônico. Essa é a conclusão do laudo apresentado nesta sexta-feira (15/08) pelo coordenadora do Projeto de Proteção a Grandes Primatas (GAP), Selma Mandruca. O documento informativo com provas de que os animais sofriam maus-tratos foi entregue nesta manhã ao órgão ambiental.
Novas descobertas aumentam população de gorilas das planícies
Nos cálculos de 1980 existiam aproximadamente 100.000 gorilas da planície na África Central e Ocidental. Esta população estimava-se estar em declínio acelerado devido ao Ébola e a caça indiscriminada para alimentação.
Gorila assume adoção de bebê orfão
Uma gorila que teve um passado turbulento em mãos de humanos, fora do Santuário de Limbe, na República dos Camarões, após viajar pela metade do mundo, assume como mãe adotiva um bebê órfão de um ano. Abbey viajou com seu grupo para Ásia, de forma ilegal, para viver em um Zoológico. Interceptados no caminho, voltaram para África, porém para o lugar errado, um Zoológico na África do Sul, que não era seu país de origem. Após uma luta da PASA e várias ONG’s ela conseguiu voltar para sua terra e agora ganhou um bebê adotivo.
A tortura afeta igualmente chimpanzés e humanos
Os chimpanzés submetidos a experiências de laboratórios sofrem o mesmo tipo de doença pós-traumática (doença chamada em inglês PTSD) que os humanos submetidos a tortura.
MP e polícia acusam diretores do zoológico de vender espécimes a criadouro
 
Centro de Reabilitação de Animais Silvestres vai às escolas semana que vem
 
Ibama apreende 34 pássaros mantidos de forma ilegal no DF
Segundo fiscal, pássaros apreendidos podem ter sido vítimas do tráfico de animais. Dono das aves responderá a processos na Justiça e terá de pagar multa de R$ 20 mil.
Ajuda ao SOS Fauna !
A Instituição SOS Fauna, que há muitos anos desenvolve um belo pela fauna brasileira, pede auxílio à população.
Lula assina decretos para ampliar programas de preservação ambiental
 
Egito é a primeira rota de tráfego ilegal de primatas
Ante a negativa da CITES (Convenção Internacional de Comércio de Espécies em Perigo de Extinção), em sua última reunião em Genebra, de tomar medidas enérgicas contra o Egito, signatário desta Convenção, para que cesse suas práticas de vista grossa ante o contrabando de primatas africanos, a PASA faz um apelo mundial para que todos os países e organizações denunciem aquele país, ante todos os foros e situações, por ser participante desta atividade ilegal.
Um tratador-herói africano ganha prêmio Disney
Stany Nyandwi é o tratador chefe do Santuário na Ilha Ngamba em Uganda que pertence ao Instituto Jane Goodall (IJG). Ele recebeu o prêmio 2008 do Fundo de Conservação da Vida Selvagem, instituído pela Disney World Empreendimentos, para destacar aquelas figuras que durante o ano dedicaram sua vida a causa conservacionista na África. Em 2007, o agraciado foi Jonathan Kang, também tratador do Santuário de Limbe, na República dos Camarões.
Deputado propõe animais contra a fome
Parlamentar sugere legalizar o abate de animais silvestres para acabar com a fome no país.
Santuário de Guinea libera chimpanzés
Quinze chimpanzés que moravam no Santuário CCC (Centro para a Conservação de Chimpanzés) na República de Guinea, foram liberados na mata, após um trabalho de preparação de mais de 5 anos. O grupo formado por 6 machos e 9 fêmeas foram liberados no Parque Nacional do Alto Niger no dia 27 de Junho, e já estão ocupando um bom território do mesmo.
Vitória na Espanha
Poucas horas atrás o Parlamento Espanhol submeteu a discussão e aprovou uma resolução da Frente Parlamentar Izquerda Unida e do Partido da Catalunya solicitando ao Poder Executivo que em um prazo de quatro meses reconheça o Projeto GAP (PGS da Espanha) e seus objetivos como os mesmos do Governo Espanhol, e tome as medidas necessárias para adequar a Legislação daquele país aos objetivos do Projeto GAP.
Jaybee e família voltam para casa
O dia 30 de junho é a data: Jaybee e sua família iniciam sua viagem final, desde o ex-Laboratório de Tortura de Alamogordo, Novo México, para o seu paraíso na Flórida. Jaybee é um sobrevivente da MALDADE HUMANA. De 1985 a 1996 morou em uma jaula, no Laboratório LEMSIP, de N. York. Foi anestesiado 150 vezes com Ketamina, sofreu 19 biópsias do fígado e foi operado de um nódulo linfático. O que mais um ser pode sofrer nas mãos de pseudocientistas?
Polícia apreende pele de animais ameaçados de extinção no Mato Grosso
 
Inseticida ameaça animais na África
 
Aquecedores são usados na recuperação de pingüins em SC
Nesta época do ano, eles saem da Patagônia argentina e chegam às praias do Sul. Muitos animais encontrados estão cansados, fracos e desnutridos.
ONG denuncia venda de vinho com osso de tigre na China
 
Começa hoje no SBT a série: Tráfico de Animais Silvestres no Brasil
A série passa do dia 11 ao dia 13 de junho, e teve a participação e colaboração do grupo SOS Fauna.
'Indiana Jones' faz apelo por animais no Dia Mundial do Meio Ambiente
Ator Harrison Ford estrela série de comerciais contra a matança animal. Mensagem visa conscientizar para evitar compra de artigos vindos de espécies ameaçadas.
Ibama fecha criadouro irregular em Mairiporã
 
Chimpanzé Hials - O caso da Áustria vai para corte européia
Traficantes de animais embarcaram para Viena há mais de 26 anos, onze bebês chimpanzés, capturados na mata de Serra Leoa, na África. Seu destino era um laboratório de tortura médica na Áustria. No aeroporto foram confiscados já que não tinham documentação legal, e nove deles foram destinados ao Zoológico de Viena, onde todos morreram. Hiasl é o único sobrevivente conhecido daquele grupo, hoje têm 26 anos de idade e vive no Abrigo de Animais de Viena, VGT em alemão.
Faltam U$11.000,00 para levar 20 chimpanzés por 2.500 km
O maior Santuário de chimpanzés do mundo, Save The Chimps, está fazendo um apelo a todas as pessoas e organizações, para dar a última ajuda para transportar um grupo de 20 chimpanzés de Novo México, onde estavam, no Laboratório de Torturas da Fundação Coulston para sua nova moradia em Fort Pierce, Flórida.
Ativistas querem reconhecimento de chimpanzé como 'gente'
Grupo entrou com apelo na Corte Européia dos Direitos Humanos para proteger 'Hiasl'.
Austrália inclui diabo da Tasmânia em lista de animais em perigo de extinção
 
Chimpanzés sofrem de doença pós-traumática
Theodora Capaldo, EdD, Diretora do Projeto R&R dos Estados Unidos, que luta pela liberação de todos os chimpanzés que ainda são torturados em laboratórios médicos norte-americanos, alertou a sociedade que “chimpanzés que sobrevivem a traumas em laboratórios, como os humanos sobreviventes, compartilham de um sofrimento comum.
Que mais provas queremos?
Se alguém tinha dúvidas aqui estão as provas fotográficas de que orangotangos, que tem mais de 97% de identidade genética conosco, fazem na vida diária: pescar com lança em um rio e nadar para cruzá-lo.
Caça é proibida no Rio Grande do Sul
Entidades civis humanitárias e Ministério Público Federal conquistam a proibição da caça no Rio Grande do Sul. Estado era o único que possuía legislação para regulamentar a atividade.
Consulta pública para definir animais de estimação recebeu cerca de 10 mil e-mails
 
Comercialização de animais silvestres: manifestem-se já!
IBAMA abre consulta pública sobre a comercialização de animais silvestres. Os e-mails para a consulta devem ser enviados ao IBAMA até o dia 6 de abril de 2008.