Personal tools
Você está aqui: Home Perguntas Frequentes Encontrei um animal. O que faço?

<< Ler todas as perguntas frequentes


Document Actions

Encontrei um animal. O que faço?

Se você encontrou um animal com necessidades na rua, considere acolhê-lo temporariamente até que ele encontre um bom lar. Às vezes deixamos de salvar uma vida por que ficamos em dúvida se o animal está perdido ou só passeando.

Lembre-se que nenhum proprietário de animal tem o direito de reclamar por você ter prendido (em boas condições, é claro) um animal solto, dado que é obrigação do proprietário mantê-lo sob controle. Não é tão complicado assim. Cative-o, leve-o a um veterinário, peça que seja examinado, vacinado e vermifugado, e veja em quanto tempo poderá ser esterilizado, para que não tenha mais filhotes. Nós podemos partilhar medicações e rações caso tenhamos em estoque na sede. Também podemos indicar veterinários, mas saiba que não podemos negociar o preço do serviço de um profissional; converse diretamente com o profissional e veja como ele pode ajudar você.

Aí leve-o para sua casa, reservando para ele um espaço separado de outros animais que você tenha, em caso de doença contagiosa diagnosticada pelo veterinário ou caso o animal esteja muito debilitado para se relacionar com outros. Se você acha que não tem espaço, lembre-se de que, em geral, numa clínica ele ficaria numa gaiola. Então, um banheirinho, uma área de serviço, pode servir emergencialmente para o acolhimento do animal.


Mande a descrição do animal, se possível com até 4 fotos, e seus contatos para o e-mail achadoseperdidos@proanima.org.br, para que coloquemos em nosso website.

Mande confeccionar faixas e coloque-as nas vias de entrada e saída de sua quadra, rua, condomínio.

Confeccione cartazinhos e coloque-os em lojas e clínicas veterinárias próximas à sua casa, em padarias, supermercados, farmácias e outros locais de grande movimento. Coloque o cartaz também no Centro de Controle de Zoonoses - Tel: (61) 3226-9336, em Brasília, para o caso dele ser procurado lá.

Publique anúncio na imprensa local.