Personal tools
Você está aqui: Home Perguntas Frequentes Por que vocês esterilizam animais?

<< Ler todas as perguntas frequentes


Document Actions

Por que vocês esterilizam animais?

A resposta é muito simples: não há lares para todos. A cada criança que nasce, nascem 15 cães e 45 gatos nos centros urbanos onde não há política de controle populacional de animais.

No Distrito Federal, há milhares de animais sem lar vagando pelas ruas e sendo maltratados. É certo que poucas pessoas têm dificuldades de doarem filhotes. No entanto, é MUITO comum que uma parte considerável desses filhotes (até os de raça, e os que foram vendidos a preços caros) sejam "passados para frente" indefinidamente, abandonados nas ruas, ou mesmo LEVADOS por seus donos ao Centro de controle de zoonoses para serem sacrificados!

Existe ainda o problema das cadelas e gatas de raça que são utilizadas como "fábricas de filhotes", vivendo em condições precárias e sendo usadas para reprodução cio após cio, para sustentar seus donos gananciosos. Muitas são abandonadas quando não conseguem mais reproduzir.

Gatos e cães esterilizados não ficam apáticos, não perdem seus outros instintos (de proteção, de caça, etc). Enquanto alguns podem ganhar peso após a cirurgia (o que é controlável com exercícios e ajustes na dieta), outros nunca apresentam este problema. Vivem vidas ativas, com algumas diferenças: têm menos propensão a fugir, pois não vão querer cruzar; os machos diminuem a agressividade, principalmente em relação a outros machos; diminuem as brigas; a possibilidade de câncer no útero e piometra nas fêmeas é eliminada e a de câncer nas mamas é reduzida.