Personal tools
Você está aqui: Home Perguntas Frequentes Quero adotar um filhote de cão ou gato da raça X

<< Ler todas as perguntas frequentes


Document Actions

Quero adotar um filhote de cão ou gato da raça X

É muito raro que qualquer entidade de proteção tenha filhotes de raça sob sua guarda. Em geral, filhotes de raça são vendidos ou doados a pessoas amigas dos criadores.

Ocorre, infelizmente, que muitas vezes esta venda/doação não é feita com informação, triagem, cuidado e acompanhamento, e muitos destes animais (em geral a partir de 8-10 meses, quando tornam-se "adolescentes" trabalhosos e a "novidade" passou) acabam sendo "passados adiante" de forma às vezes irresponsável, perdidos, abandonados ou mesmo levados para o sacrifício na câmara de gás.

Outros "proprietários" esperam até que fiquem idosos e aí os abandonam. Em outros casos, há reviravoltas na vida das pessoas e os donos encontram-se sem condições de continuar a cuidar de seus animais.

A MAIORIA destes animais não tem nenhum problema - frequentemente trata-se das características da raça que não foram pesquisadas. Outros não foram minimamente educados e desenvolveram maus hábitos -- em grande parte reversíveis . Alguns desenvolveram problemas de saúde e foram abandonados.

Enfim, "sobram" muitos cães e gatos de raça, mas em geral, jovens, adultos ou idosos. Se você se interessa por um animal de uma determinada raça, primeiro, pesquise a raça, suas propensões naturais, necessidades e particularidades. Depois, considere adotar um adulto desta raça!