Personal tools
Você está aqui: Home Quem somos Ideário
Quer receber nossos boletins? Cadastre-se!
(Required)
(Required)
 
Document Actions

Ideário


MISSÃO

 

Art. 1º A missão da ProAnima é transformar a realidade dos animais no Distrito Federal e no país.

 

VISÃO

 

Art. 2º A ProAnima tem por visão um mundo em que seres humanos e animais vivam relações pautadas por harmonia e respeito.

 

FOCO

 

Art. 3º A atuação da ProAnima tem por foco o desenvolvimento de campanhas educacionais, a gestão junto aos poderes instituídos e a mobilização da sociedade para o respeito à vida.

 

CÓDIGO DE CONDUTA DA PROANIMA

 

Art. 4º Constituem finalidades deste Ideário:

 

I - ser referência institucional para a conduta pessoal e profissional de todos os associados, empregados da ProAnima em seus relacionamentos internos e com parceiros, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, imprensa e outras entidades afins.

 

II - dar objetividade e transparência aos valores defendidos pela Associação, lastreando a resolução de conflitos interpessoais ou de interesses.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

Art. 5º A conduta da ProAnima por meio de sua Diretoria, de seus associados, funcionários e parceiros, assim como seus relacionamentos orientam-se por valores de responsabilidade, honestidade, criatividade, cooperação, comprometimento, integridade, valorização da dignidade e diversidade da vida, verdade, respeito, lealdade, transparência, eficácia e compromisso com o trabalho em equipe e em parceria.

 

RELAÇÃO ENTRE ASSOCIADOS, VOLUNTÁRIOS E FUNCIONÁRIOS

 

Art. 6º A atuação da ProAnima fundamenta-se na ação do voluntariado e em práticas de gestão comprometidas com o desenvolvimento pessoal, com a motivação, integração e satisfação do grupo.

 

Art. 7º O exercício de cargos e funções lastreia-se na delegação de competência da Associação e supõe autoridade, liderança, eficácia, transparência e respeito aos integrantes da equipe bem como às contribuições e idéias e está sempre focado na realização dos objetivos da ProAnima.

 

Art. 8º Os membros da ProAnima não usam seu cargo, função ou atribuição como fonte de obtenção de vantagens para si ou para outrem.

 

Art. 9º Os membros da ProAnima não se manifestam publicamente sobre a honorabilidade e competência dos demais membros.

 

RELAÇÃO COM OS ANIMAIS E COM O MEIO AMBIENTE

 

Art. 10. A ProAnima defende o direito à vida.

 

Art. 11. A ProAnima promove práticas voltadas ao fim do sofrimento de animais como o vegetarianismo e alternativas para o uso de animais no ensino e pesquisa.

 

Art. 12. Todo animal de companhia encaminhado para adoção por intermédio da atuação da ProAnima é esterilizado, vermifugado e recebe as doses adequadas de vacinação, exceto quando situações de saúde desaconselharem estes procedimentos.

Art. 13. Todo o animal de companhia encaminhado para adoção por intermédio da atuação da ProAnima é avaliado por profissional veterinário e o adotante terá acesso às informações sobre a condição de saúde do mesmo.

 

Art. 14. Animais de companhia com necessidade especiais de saúde ou temperamento apenas serão encaminhados para adoção para aqueles que, cientes da condição do animal, tenham condições e se disponham a atender essas necessidades.

 

Art. 15. Os membros da ProAnima praticam a guarda responsável com seus próprios animais.

 

Art. 16. Os criadores profissionais de cães e gatos membros da ProAnima cumprem os Códigos de Ética de seus clubes de raça, testam seus reprodutores e suas matrizes para as doenças geneticamente transmissíveis típicas da raça, consideram na reprodução o temperamento e o padrão da raça, conscientizam compradores sobre guarda responsável e responsabilizam-se por sua criação.

 

Art. 17. Nenhum animal encaminhado para adoção por meio da Associação ou que esteja sob sua guarda pode ser usado para reprodução, exceto nos casos de devolução de animal perdido, cuja guarda seja restituída a seu legítimo proprietário.

 

Art. 18. A ProAnima não dispõe de abrigo e combate a prática de particulares colecionarem animais ainda que não domiciliados.

 

Art. 19. Animais idosos ou com problemas de saúde podem ser domiciliados por membros da Associação ou por entidades parceiras, sob o patrocínio da ProAnima, em condições especiais e negociadas caso a caso.

 

RELAÇÃO COM PARCEIROS, FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PATROCINADORES

 

Art. 20. As transações comerciais e as relações de parceria e patrocínio da ProAnima pautam-se pela verdade, transparência, cumprimento de contratos, legalidade e cortesia.

 

RELAÇÕES COM CLIENTES

 

Art. 21. Todas as informações sobre produtos, serviços e adoções da ProAnima pautam-se por sua veracidade e transparência.

 

RELAÇÕES COM ENTIDADES AFINS

 

Art. 22. O cumprimento da missão da ProAnima recomenda o trabalho solidário e a parceria com entidades ligadas à defesa dos animais no País e no exterior.

 

Art. 23. Os membros da ProAnima não se manifestam publicamente acerca da eficácia e da honorabilidade de entidades afins com as quais não mantenham relação de parceria, patrocínio e assemelhadas.

 

Art. 24. A ProAnima respeita os direitos autorais e de propriedade intelectual de todos, e em especial, de entidades afins.

 

RELAÇÕES COM A SOCIEDADE

 

Art. 25. A ProAnima procura colaborar com ações voltadas ao fortalecimento da cidadania, e apóia ações comunitárias, privilegiando sempre que possível os produtos locais, regionais e nacionais.

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 26. Esta Ordem Normativa entra em vigor na data de sua publicidade aos demais associados por meio de carta Circular, independente de seu registro em cartório.

 

Art. 27. A edição desta Ordem Normativa não torna sem efeito o registro previamente realizado do Ideário da Associação em Cartório.

 

 

Brasília-DF, 14 de setembro de 2008.